fátima 13

Questões como: “A religião é compatível com a vida do século XXI? Como é possível encaixá-la com as leis e valores modernos? ” são levantadas nas grandes universidades por filósofos, teólogos, pensadores, e por mim.

Karl Max designou a religião como o “ópio do povo” enquanto Freud a entende como uma “neurose colectiva”, observando que o homem que se mantém fiel a Deus sujeita-se à imaturidade e à consciência ilusória.

As expectativas ditavam que a religião acabaria por se desvanecer perante a evolução da ciência, da lógica ou do materialismo nascido num momento da história ocidental em que o Homem se liberta do fanatismo religioso e passa a usar a razão individual e evidência empírica para observar e compreender o mundo que habita, incentivando o seu espírito de pesquisa, ao que se designa por Renascimento. O Homem, a sua Razão e a vontade de progresso renasce das trevas do teocentrismo da Idade Média. Para Max Weber, a modernidade caracterizava-se pelo “desencantamento do mundo”, entendido como “o abandono da magia como técnica de salvação”.

A magia dá lugar à ciência, o pensamento mitológico-simbólico ao científico-empírico. No entanto, cada dia, milhões de pessoas em todo mundo continuam a manifestar firmemente a crença por algum evento que, nem a ciência nem a razão, podem explicar, ao que se designa por fé.

Como por exemplo as Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos (três crianças pastor) em Fátima, Ourém, Portugal, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917. Este ano (2013) foram contabilizados cerca 37 mil peregrinos que se deslocaram de diferentes pontos do país a pé para as comemorações dos dias 12 e 13 (o que não abrange as peregrinações realizadas ao longo do ano, fora destas comemorações).

Advertisements

2 thoughts on “fátima 13

  1. espero que seja isso mesmo, o retrato do país portugal! é que me motiva, são as minhas pilhas!

    beijinho e até já

  2. mais uma vez o retrato de um pais real …. para quem fez esta viagem estas imagens são inesquecíveis , e esta ultima ” sem palavras ” !!!!

Os comentários estão fechados.